Oscar safra 2011. Por Léa Maria Aarão Reis.

A Suprema Felicidade, de Arnaldo Jabor. Por Clemente Rosas.

As luzes do Festival do Rio 2010. Por Léa Maria Aarão Reis.

Dorian Gray: a busca da eterna juventude. Por Maria das Graças Targino.

Verdades perigosas e inquietantes. Por Léa Maria Aarão Reis.

Preciosa sem amor. Por Maria das Graças Targino.

Para onde vai o cinema? Por Léa Maria Aarão Reis

Heranças de Festival. Por Léa Maria Aarão Reis.

O Festival de Cinema Rio 2009 sobe o morro. Por Léa Maria Aerão Reis.

Gramado: festival de dois países. Por Léa Maria Aarão Reis

Quem quer ser um milionário? Por Maria das Graças Targino.

O menino do pijama listrado. Por Maria das Graças Targino.

A hora dos documentários. Por Léa Maria Aarão Reis.

Woody Allen, Velho e Lúcido. Por Léa Maria Aarão Reis.

Este mundo não é mais um pandeiro. Por Léa Maria Aarão Reis.

A verdade é tudo. Por Léa Maria Aarão Reis.

Nos rastros do Oscar. Por Léa Maria Aarão Reis.

Sobre Bergman e Antonioni: o que faz valer a pena viver a vida. Por Léa Maria Aarão Reis.

Fest Rio 2007: filmes livres e sem fronteiras.

Resenha do excelente cinema argentino. Por Léa Maria aarão reis.

De Eastwood a Benjamin: coincidências que não são coincidências. Por Léa Maria aarão Reis.

O festival de cinema do Rio de Janeiro 2006.

A resistência do cinema latino-americano: Viva o Sul Nu e Cru, por Léa Maria Aarão Reis.

O Segredo de Brokeback Mountain.

Cinema no outono de Paris. Por Léa Maria Aarão Reis.

O bom cinema vem do Oriente. Por Léa Maria Aarão Reis.

Casa de Areia: a imensa solidão feminina. Por Maria das Graças Targino.

Androgenia e o travesti no cinema. Por Eduardo Vivacqua.

Uma crítica por dia. Léa Maria Aarão Reis escreve sobre o livro de Moniz Vianna.

Um mapa para o festival.

O Senhor dos Anéis e o desprezo pelas mulheres. Por Clarissa Passos.

Moacy Cirne aponta os 100 filmes emblemáticos do Sec. XX.

Madame Satã - O cinema sem gênero, por Clarissa Passos.

Léa Maria diz porque valem a pena o teatro de Aderbal Freire Filho e o cinema de Majid Majidi.

Irresistíveis Realidades, um pequeno ensaio de Léa Maria Aarão Reis sobre o cinema e a vida .

Brother, de Takeshi Kitano, descoberto
por Léa Maria Aarão Reis.

Tudo sobre cinema como indústria
e com arte, tudo mesmo.
Explore esses dois sites:
http://www.imdb.com
http://www.cinema-sites.com

100 filmes emblemáticos
DO SÉCULO XX

Moacy Cirne

Os filmes selecionados por nós não representam "o melhor do cinema" em termos qualitativos, embora todos eles tenham um mínimo de qualidade estético-cinematográfica e vários deles sejam verdadeiras obras-primas. Procuramos contemplar os filmes cultuados pela crítica (ex.: Cidadão Kane), pelo público (ex.: E o vento levou) ou pelos dois (ex: Cantando na chuva), considerando suas respectivas épocas. Decerto, uma seleção de
"100 filmes fundamentais" teria outra dimensão. Muitos filmes importantes ficaram de fora. Também aqui, numa relação de "filmes emblemáticos", as lacunas são inevitáveis; afinal, qualquer lista, sobre qualquer assunto, passa pelas preferências culturais do seu Autor.


1. Intolerance / Intolerância (Griffith, USA, 1916)

2. Das kabinett des Dr. Caligari / O gabinete do Dr. Caligari (Wiene, Alem, 1919)

3. Nosferatu - eine symphonie des grauens / Nosferatu, o vampiro (Murnau, Alem, 1922)

4. Kinoglaz / Cinema-olho (Vertov, URSS, 1924)

5. The thief of Bagdad / O ladrão de Bagdá (Walsh, USA, 1924)

6. Bronenosetz Potemkin / O encouraçado Potemkin (Eisenstein, URSS, 1925)

7. The gold rush / Em busca do ouro (Chaplin, USA, 1925)

8. Metropolis / Metrópolis (Lang, Alem, 1926)

9. Sunrise / Aurora (Murnau, USA, 1927)

10. Napoléon / Napoleão (Gance, Fr, 1927)

11. The General / A General (Keaton & Bruckman, USA, 1927)

12. La passion de Jeanne d'Arc / O martírio de Joana d'Arc (Dreyer, Fr, 1928)

13. Un chien andalou / Um cão andaluz (Buñuel, Fr, 1928)

14. Tcheloviek s kinoapparatom / O homem da câmera (Vertov, URSS, 1929)

15. Der Blaue Angel / O Anjo Azul (Sternberg, Alem-USA, 1930)

16. City lights / Luzes da cidade (Chaplin, USA, 1931)

17. Limite (Mário Peixoto, Br, 1931)

18. Tabou / Tabu (Murnau & Flaherty, USA, 1931)

19. M / M, o vampiro de Dusseldorf (Lang, Alem, 1931)

20. Frankenstein / Frankenstein (Whale, USA, 1931)

21. Scarface, shame of a nation / Scarface, a vergonha de uma nação (Hawks, USA, 1932)

22. Ganga bruta (Humberto Mauro, Br, 1932)

23. King Kong / King Kong (Schoedsack & Cooper, USA, 1933)

24. A night at the opera / Uma noite na ópera (Wood, USA, 1935)

25. Modern times / Tempos modernos (Chaplin, USA, 1936)

26. La grande illusion / A grande ilusão (Renoir, Fr, 1937)

27. Snow White and the seven dwarfs / Branca de Neve e os sete anões (Hand [& Disney], USA, 1937)

28. The adventures of Hobin Hood / As aventuras de Robin Hood (Curtiz & Keighley, USA, 1938)

29. You can't take it with you / Do mundo nada se leva (Capra, USA, 1938)

30. Stagecoach / No tempo das diligências (Ford, USA, 1939)

31. The wizard of Oz / O mágico de Oz (Fleming, USA, 1939)

32. Gone with the wind / E o vento levou (Fleming, USA, 1939)

33. Citizen Kane / Cidadão Kane (Welles, USA, 1941)

34. The Maltese Falcon / Relíquia macabra (Huston, USA, 1941)

35. Casablanca / Casablanca (Curtiz, USA, 1942)

36. Maria Candelaria / Maria Candelária (Fernandez, Méx, 1944)

37. Roma, città aperta / Roma, cidade aberta (Rossellini, It, 1945)

38. Brief encounter / Desencanto (Lean, Ing, 1945)

39. The best years of our lives / Os melhores anos de nossas vidas (Wyler, USA, 1946)

40. Gilda / Gilda (Vidor, USA, 1946)

41. The treasure of Sierra Madre / O tesouro de Sierra Madre (Huston, USA, 1947)

42. Ladri di biciclette / Ladrões de bicicleta (De Sica, It, 1948)

43. The third man / O terceiro homem (Reed, Ing, 1949)


44. Rashomon / Rashomon (Kurosawa, Jap, 1950)

45. Sunset Boulevard / Crepúsculo dos deuses (Wilder, USA, 1950)

46. Singing in the rain / Cantando na chuva (Kelly & Donen, USA, 1952)

47. The quiet man / Depois do vendaval (Ford, USA, 1952)

48. High noon / Matar ou morrer (Zinnemann, USA, 1952)

49. Shane / Os brutos também amam (Stevens, USA, 1953)


50. Ugetsu monogatari / Contos da lua vaga (Mizoguchi, Jap, 1953)

51. Rear window / Janela indiscreta (Hitchcock, USA, 1954)

52. Shichinin no samurai / Os sete samurais (Kurosawa, Jap, 1954)

53. Rebel without a cause / Juventude transviada (Nicholas Ray, USA, 1955)

54. Pather panchali / Canção da estrada (Satyajit Ray, Ind, 1955)

55. Et Dieu crea la femme / E Deus criou a mulher (Vadim, Fr, 1956)

56. Picnic / Férias de amor (Logan, USA, 1955)

57. Det sjunde inseglet / O sétimo selo (Bergman, Sc, 1956)

58. Smultronstallet / Morangos silvestres (Bergman, Sc, 1957)

59. Vertigo / Um corpo que cai (Hitchcock, USA, 1958)

60. The touch of evil / A marca da maldade (Welles, USA, 1958)

61. Mon oncle / Meu tio (Tati, Fr, 1958)

62. Les amants / Os amantes (Malle, Fr, 1958)

63. Hiroshima, mon amour / Hiroshima, meu amor (Resnais, Fr, 1959)

64. À bout de souffle / Acossado (Godard, Fr, 1959)

65. Les 400 coups / Os incompreendidos (Truffaut, Fr, 1959)

66. Some like it hot / Quanto mais quente melhor (Wilder, USA, 1959)

67. La dolce vita / A doce vida (Fellini, It, 1960)

68. Rocco e i suoi fratelli / Rocco e seus irmãos (Visconti, It, 1960)

69. L'Avventura / A aventura (Antonioni, It, 1960)

70. Shadows / Sombras (Cassavetes, USA, 1959)

71. West side story / Amor, sublime amor (Wise & Robbins, USA, 1961)

72. La notte / A noite (Antonioni, It-Fr, 1961)

73. Viridiana / Viridiana (Buñuel, Esp, 1961)

74. Otto e mezzo / Fellini oito e meio (Fellini, It, 1963)

75. Vidas secas (Nelson Pereira dos Santos, Br, 1963)

76. Deus e o diabo na terra do sol (Glauber Rocha, Br, 1964)

77. Pierrot le fou / O demônio das 11 horas (Godard, Fr-It, 1965)

78. La battaglia di Algeri / A batalha de Algeri (Pontecorvo, It-Alg, 1965)

79. Persona / Quando duas mulheres pecam (Bergman, Sc, 1966)

80. Blow-up / Depois daquele beijo (Antonioni, It-Ing-USA, 1966)

81. Terra em transe (Glauber Rocha, Br, 1967)

82. 2001: a space odissey / 2001: uma odisséia no espaço (Kubrick, USA, 1968)

83. La hora de los hornos / La hora de los hornos (Solanas, Arg, 1968)

84. Teorema / Teorema (Pasolini, It, 1968)

85. Easy rider / Sem destino (Hopper, 1969)

86. A clockwork orange / Laranja mecânica (Kubrick, Ing, 1971)

87. The last tango in Paris / O último tango em Paris (Bertolucci, USA-It-Fr, 1972)

88. The Godfather / O poderoso Chefão (Coppola, USA, 1972)

89. Taxi driver / Taxi driver - Motorista de táxi (Scorsese, USA, 1976)

90. Ai no corrida / O império dos sentidos (Oshima, Jap, 1976)

91. Apocalypse now / Apocalipse (Coppola, USA, 1979)

92. Raging bull / Touro indomável (Scorsese, USA, 1980)

93. Blade Runner / Blade Runner, o caçador de andróides (Scott, USA, 1982)

94. Querelle / Querelle (Fassbinder, Alem, 1982)

95. The purple rose of Cairo / A rosa púrpura do Cairo (Allen, USA, 1985)

96. La ley del deseo / A lei do desejo (Almodóvar, Esp, 1987)

97. The cook, yhe thief, his wife na her lover / O cozinheiro, o ladrão, sua mulher e o amante (Greenaway, Ing, 1989)

98. Da hong deng long gao gao gua / Lanternas vermelhas (Yimou, Ch, 1992)

99. Pulp fiction / Pulp fiction - Tempo de violência (Tarantino, USA, 1994)

100. Salaam cinema / Salve o cinema (Makhmalbaf, Irã, 1995)

 

(voltar ao topo)